BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PRIMEITO ANO PARA A REALIZAÇÃO DO SONHO


     
Tudo começou através de um ato solene realizado 23 de maio de 2002, na Reitoria, em Mossoró, quando o então o governador FERNANDO ANTONIO DA CÂMARA FREIRE (22/3/1954) que assinou o termo autorizando a celebração de convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Apodi.

     O convênio tem como objetivo a instalação de um Núcleo Avançado de Ensino Universitário da Uern, com a oferta de dois cursos de graduação na modalidade Licenciatura Plena, em sistema rotativo, para o atendimento da demanda potencial da microrregião polarizada pela cidade de Apodi.
Para o pleno funcionamento do Núcleo Avançado de Ensino Universitário de Apodi e a oferta dos cursos de graduação, após atos normativos dos Colegiados Superiores da Uern, o governo do Estado, Dr. Fernando Bezerra, suplementou no orçamento da instituição de ensino superior um montante necessário à realização das despesas de pessoal e gastos correntes, conforme previstas no projeto entregue ao governo do Estado.
    Coube à prefeitura apodiense, disponibilizar espaço físico adequado ao funcionamento do núcleo, além de pessoal técnico capacitado para o desenvolvimento das atividades de secretaria, de serviços gerais e de vigilância.
O convênio entre a Uern e a prefeitura de Apodi, através do então prefeito, Dr. José Pinheiro Bezerra, para atendimento do contrato, observada a legislação em vigor, com data pré-determinada, depois de assinado no prazo de trinta dias, a contar da data de 23 de março de 2002, quando foi firmado o termo de autorização da instalação do Núcleo Avançado da Uern, em Apodi.
   Além do governador Fernando Freire, participaram ainda da solenidade de assinatura do convênio o secretário estadual de Educação, Pedro Almeida Duarte, e do magnífico reitor da Uern, José Walter da Fonsêca. VITÓRIA – Presente à solenidade de assinatura do documento, na Reitoria, o presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Antonio Laete Oliveira (22/8/1967). A luta pela instalação de um Núcleo Avançado da Uern em Apodi foi um a antigo sonho dos apodienses, mas ganhou força graças a interferência dos deputados federal Laíre Rosado Filho (28/8//1945) e estadual Sandra Maria da Escossia Rosado (23/5/1951), esta esposa de Laire Rosado Filho (28-08-1945), que vestiram a camisa em defesa do pleito e lutaram obstinadamente para a sua efetivação".
     De posse do termo de autorização assinado pelo governador, Laete Oliveira disse que aquele era um momento histórico. "Temos muito que agradecer o empenho dos deputados Laíre Rosado e Sandra Rosado, que uniram-se aos apodienses na luta pela instalação de um núcleo da Uern em nossa cidade", cujo projeto de lei que originou a LEI  nº 8.221, de 12 de agosto de 2002, foi de autoria da deputada Sandra Rosado.
      As declarações do presidente da Câmara Municipal apodiense foram corroboradas pelos vereadores Antônio Viana de Souza e Maria Gorete da Silveira Pinto , atual prefeita de Apodi. O mesmo ocorrendo com a diretora do Caic, Maria do Carmo Oliveira, e pela coordenadora da Comissão de Mulheres Trabalhadoras do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Hilberlandia Ferreira, que integravam a comitiva de Laete Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 17 BLOGS E 1483 LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Acerca de mim

A minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ

APODI NA WEB

PONTE DA SANTA ROSA

PONTE DA SANTA ROSA
SOBRE O RIO MOSSORÓ, NO SÍTIO SOLEDADE, APODI-RN